quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Dissertação: UMA FAMÍLIA

Tema: Desestrutura familiar


UMA FAMÍLIA

Cada dia que passa somos surpreendidos com notícias que, em um curto espaço de tempo, nos informam sobre crimes horrendos. Também nos deparamos com a falta de ética e de moral de muitas pessoas, inclusive, pessoas que têm um determinado nível de autoridade na sociedade. Causando revolta, medo e nos levando a questionar quais são as raízes desse mal?
A família é a primeira e principal instituição social responsável pela formação da consciência cidadã é de lá que recebemos os primeiros exemplos, bons ou ruins. Mas a família tem perdido o seu real significado, pois muitos se enganam acreditando que é somente se juntar a alguém e procriar. Têm filhos, mas não agem como pais, não impõem limites, dão-lhe tudo o que pedem e assim inconscientemente fazem com que seus filhos tornem-se a autoridade do lar.
E quando crescidos dão de frente com o “não da vida,” da realidade de que “nem tudo elas podem,” percebem que nem tudo é fácil como eles achavam, não conseguem amadurecer, superar as dificuldades e conviver com as diferenças. E por não saber lidar com determinadas situações e erradamente pensar que nada pode lhe acontecer, algumas chegam a cometer atrocidades que seus pais jamais imaginariam.
Já em outros casos há crianças que vivem em total abandono, sofrendo agressões físicas e verbais e até mesmo abuso sexual. Algumas até conseguem se superar com o apoio e a ajuda de familiares distantes e assistência psicológica, mas há muitas que sem ajuda e totalmente inseguras com uma “justiça” injusta sofrem caladas, crescendo muita das vezes revoltada e assim semeando do mesmo mal em outros.
A verdade é que, para construir uma família é preciso primeiramente estar de bem consigo mesmo, ser dedicado, não ter medo de educar, respeitar, saber aprender com os seus erros e também com o dos outros. Não ter medo de pedir ajuda quando preciso for e assim dialogar com mais clareza.
E com humildade, responsabilidade, mostrando a realidade aos nossos filhos, impondo os devidos limites e pedindo sabedoria a Deus vamos perceber que família não é para qualquer um, mas para aqueles que sabem o valor dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário